Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Compreensão da Dialética Espacial Atual, por meio do texto: “Como a Teoria Sociológica Urbana Pode Ler as Cidades do Ciberespaço”.


No dia 16/02, Ariel G. Foina (formado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, e Direito pelo UniCEUB, e doutorando da Universidade de Salamanca na Espanha) trabalhou com os alunos de ICP, a possibilidade de analisar o Espaço Virtual, utilizando uma base teórica do Espaço Tridimensional. Demonstrando assim a existência de cidades virtuais, que segundo o autor são os provedores de conteúdo (“Yahoo.com” , o “Excite.com”). Estes provedores oferecem um conjunto de serviços aos usuários, muitos utilizam o mito de que são grátis. Entretanto ao “roubarem” o tempo dos usuários por meio das propagandas, estabelecem assim o custo dos serviços.


Com a exposição feita pelo autor, deste ambiente virtual, é possível perceber a dialética espacial atual. Em que a relação entre Espaço Tridimensional e Espaço Virtual promove uma conjuntura territorial nunca antes vista pela história da humanidade. A partir disto, as relações sociais, econômicas, políticas e também culturais tornam-se mais complexas.


Para compreender a nova ordem mundial é importante reforçar, que a maior parte destes provedores de conteúdo e dos maiores criadores de tecnologia são os atores hegemônicos do atual sistema. Assim existem várias relações políticas dentro destes pólos formadores de tecnologia, que determinam como ocorrerão as relações sociais, econômicas, culturais e políticas em toda parte do globo.


Compreender a influência que estes atores têm em determinar todas estas relações é um exercício de análise política. Exercício de grande importância para aqueles que pretendem entender este “mundo confuso”.


Autor: Marcelo Dias, estudante de Geografia do 3º Semestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

O autor deixou exposto na aula e no texto que os provedores ganham com o tempo que ficamos acessando a seus portais, rotulam o serviço como gratuito, mas estão "roubando" nosso tempo. Não concordo com essa expressão roubar tempo, uma vez que parte do interesse do usuário o que interessa a ele está acessando, pesquisando, ou adquirindo pela internet.
Sem dúvida a comunidade virtual pode ser comparada a uma grande sociedade, e através dela pode entrar um grande jogo político. Vemos que a mídia, com o seu manejo de informações tem papel fundamental na alienação da sociedade, principalmente daqueles que pouco se interessam em observar a realidade de maneira crítica e argumentar os acontecimentos.
Mas volto a defender que é de livre escolha e interesse qual o site que o usuário estará acessando e sujeitando a informação que será passada.