Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 12 de janeiro de 2008

Questões para artigos sobre Vocação do Poder

Pessoal, antes de mais nada, quero lembrá-los de alguns detalhes relacionados a elaboração e publicação dos artigos.

Todos os artigos encaminhados para meu e-mail serão analisados pela monitora Luiza Alencastro, caso eles se enquadrem minimamente nas normas de citações e no tamanho máximo (duas laudas), eles serão publicados no blog. Entretanto, para que não haja constrangimento do(a) autor(a) primeiro artigo a ser publicado, eu vou esperar que se acumulem vários artigos para publicá-los todos juntos. Além disso, vale lembrar que poderão ser escritos no máximo duas críticas sobre um mesmo artigo, e a segunda crítica sobre um artigo deve levar em conta também a primeira crítica que foi feita, e não apenas o artigo escrito.
Relembrando os personagens
Mc Geléia, compositor de rap e produtor musical. Antônio Pedro Figueira de Mello, empresário, já foi coordenador de eventos da Subprefeitura da Barra da Tijuca e diretor do Parque Nacional da Tijuca. Felipe Santa Cruz, advogado e mestre em Direito e Sociologia pela UFF. André Luiz Filho, estudante de direito, carrega a responsabilidade de ser filho da deputada estadual Eliana Ribeiro e de André Luiz, deputado federal. Carlo Caiado, atuante político e estudante de administração de empresas. E Márcia Teixeira, pastora. Foram eleitos Carlo Caiado e a pastora Márcia Teixeira.
Sugestões de questionamentos a serem trabalhados sobre o filme A Vocação do Poder.
- Ao acompanharmos a trajetória de Felipe Santa Cruz, foi possível perceber o quanto era difícil reunir pessoas em associações, universidades ou qualquer espaço tradicional de exercício do debate político. O advogado e candidato se queixou da ausência de um debate político. O que vocês acham disso: havia debate político na campanha? Como vocês percebem este fenômeno: o debate político está sendo esvaziado de conteúdo, ou o problema reside nas estruturas tradicionais onde os debates ocorrem?
Outra pergunta: Caso não exista mais debate político, vocês acreditam que exista ao menos algum tipo de polarização ideológica dentre os diversos partidos e candidatos?
- Mudanças na legislação eleitoral, aliadas às novas exigências por parte da justiça eleitoral, transformaram drasticamente a disputa eleitoral no Brasil. A partir das eleições de 2006, os candidatos não puderam mais oferecer nenhum tipo de benefício para os eleitores, foram abolidas camisetas, brindes, dinheiro e até festas de confraternização.
A pergunta é: qual sua opinião sobre essas mudanças? Os benefícios (inclusive dinheiro) concedidos pelos candidatos à população durante o período eleitoral representam alguma forma de aliviar o sofrimento dos mais pobres, ou é apenas uma forma de corromper as pessoas mais precarizadas da sociedade, ao oferecer benefícios apenas em tempo de eleições? E como isto está relacionado aos conceitos de poder e dominação trabalhados em sala de aula?
- Qual a relação entre o que o que o Antônio Pedro chamou de “ser bem nascido” e as estruturas que sustentam a trajetória e a candidatura de cada um daqueles personagens? Que estruturas podemos elencar? Família, região, religião, raça, sexo, relações de apadrinhamento, educação formal, etc.
- Estar no poder pode definir os resultados de uma eleição?
- Já que o apelo emocional parece ser a base da relação política entre eleitores e candidatos, porque os políticos buscam afastar as emoções do debate político cotidiano?
- Qual o papel do carisma para uma eleição para o cargo de vereador, que é o cargo político de maior proximidade com a população? Que pode fazer um político para criar um vínculo de confiança com o eleitor ao ponto de conquistar seu voto? E no caso das eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente) a relação de confiança se estabelece do mesmo modo?
- Porque os políticos cotidianamente prometem coisas e não cumprem depois? Em outras palavras, porque o processo decisório está desconectado do processo eleitoral? Qual o papel do eleitor neste caso, já que a tomada de decisões da política segue outras regras?
- Dentre as trajetórias e estratégias apresentadas no filme, qual você considera a mais eficiente para se ganhar uma eleição? E quais as implicações deste tipo de estratégia que você escolheu para a política?
- Porque o candidato André Luis possuía tanta certeza da vitória? Dinheiro e relações de poder de base familiar são tudo na política? Qual o papel do carisma?
- O que ocorre depois das eleições? Existem apenas perdedores e vitoriosos?
Ao refletirmos sobre a trajetória do MC Geléia, podemos dizer que concorrer às eleições é uma forma alternativa viável para os problemas daqueles que ele acredita representar? Em outras palavras, em uma sociedade como a nossa, os conflitos podem ser mediados pela via eleitoral?

Nenhum comentário: