Transformar um tempo em que as possibilidades artísticas estão esgotadas requer mais do que uma revolução criativa. Uma vez que a replicação e a reapropriação de informação alheia fazem parte dessa revolução, na forma de sampling, mashups e P2P, a transformação exige também o ingresso nas frentes de batalha pela cultura livre e pela partilha de conteúdos.
O documentário “Good Copy Bad Copy” - dirigido pelos dinamarqueses Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke - revela como as pessoas ao redor do mundo têm se colocado diante dessa questão, através do desrespeito deliberado das leis de direitos autorais e da formação de grupos e até partidos políticos que requerem mudanças nessas leis. Para a maior parte delas “as leis atuais estão inibindo o fluxo de criatividade” e “Copyright é uma forma de prevenir que a sociedade se torne produtora de cultura”.
A conclusão é a de que a Indústria do Entretenimento ainda não sabe como lidar com a nova cultura de reprodução. Ou não quer. Como discutido em sala de aula, o impacto do atual modo de produção artística para quem já tem um modelo constituído no mercado é muito grande e ao longo do processo da democratização de informação, novos atores serão incluídos e outros excluídos. A opção tomada pela indústria para manter sua posição no mercado é a de pressionar através das ferramentas disponíveis no meio jurídico. E na medida em que a indústria sente que não existe alternativa que não seja se adaptar, ela continua a usar as leis para impor um novo modelo de negócios.
Partido Pirata: politizando a discussão dos direitos autorais
Piratpartiet ou partido pirata é um partido político sueco fundado em 2006, que deu origem a partidos com o mesmo nome e objetivos similares ao redor do mundo. Inicialmente o partido era contra os direitos de marca registrada, direitos de cópia e patentes, mas modificou um pouco essas questões quando seu primeiro programa foi aceito.
Nas eleições gerais de 2006, o partido recebeu 0.63% dos votos, entretanto, o resultado não o qualificou para cadeiras no parlamento sueco. Apesar da derrota, o Piratpartiet está se preparando para a eleição do Parlamento Europeu em 2009 e para a eleição geral da Suécia em 2010.
Novidades do embate artistas e piratas vs gravadoras
Em outubro de 2007 a banda inglesa Radiohead anunciou o lançamento de seu sétimo álbum, intitulado “In Rainbows”, e o disponibilizou para venda apenas pela internet. Sem contrato com a gravadora EMI e mantendo um estúdio próprio, a banda decidiu disponibilizar o disco em mp3 para download pelo preço de zero a 100 libras, de acordo com o que o cliente escolhesse pagar.
Apesar dos representantes da banda não terem disponibilizado nenhum número com relação às vendas, o Forbes.com revelou que já no primeiro dia do lançamento do disco, apesar de ser grátis no site oficial, 240 mil pessoas fizeram o download através do BitTorrent.
Enquanto isso, a EMI, anunciou no dia 15 de janeiro uma reestruturação que será implementada nos próximos meses para compensar o impacto da receita menor com a venda de CDs e a saída de vários artistas. Entre as medidas estão o corte de até 2 mil empregos e a permissão de patrocínio de empresas para seus artistas.
Autora: Aline T– 2° semestre de Tradução - Francês
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