Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Raça: Signo e Poder

Rita Laura Segato e José Jorge de Carvalho são professores e pesquisadores do departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, é deles a proposta de uma medida de reserva de vagas para estudantes negros e indígenas nas universidades públicas brasileiras. Em 2002 duas universidades adotaram essa política de cotas, a partir daí o tema tomou conta da mídia, dos debates políticos e das conversas populares.

O texto Raça é Signo de Rita Laura Sagato esclarece os fundamentos e motivos das cotas raciais no Brasil. Uma vez que os negros brasileiros não participam de uma cultura ou tradição diferenciada da do resto da população, ser negro no Brasil significa exibir os traços que lembram e remetem à escravização dos povos africanos por parte dos exércitos coloniais. Ou seja, o contexto histórico da leitura é que levará ao enquadramento do indivíduo em categorias raciais.

Esse fato evidencia os critérios de percepção de raça: no Brasil, por exemplo, a raça é associada ao fenótipo, já nos Estados Unidos depende da origem, ascendência genética. Dessa forma, a autora enfatiza que raça é signo (símbolo) que adquire seu significado através do contexto histórico e político no qual está inserido.

A discriminação positiva construída pela política de cotas introduz a “eficácia comunicativa”. Se atualmete a cor da pele negra não está associada ao poder, à autoridade, e ao prestígio, gradativamente o acesso dos negros irá crescer na paisagem dos ambientes em que transitamos, e a universidade é a porta de entrada capaz de reverter esse processo obsoleto e aparentemente estabelecido. Embora a reserva de vagas por meio de critérios raciais apresente algumas dificuldades e equívocos, ao menos retira do discurso público a falsa impressão de que no Brasil não existem diferenças raciais ou preconceitos, além de propôr uma mudança histórica na sociedade.

Autor: Jorge Máximo - Letras-Português 2º semestre

Nenhum comentário: