Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sob a Névoa da Guerra - 11 Lições de Robert Macnamara



Crítica


A expressão "the fog of war" se refere à impossibilidade de se definir a guerra moderna dentro dos padrões maniqueístas convencionais (bem e mal, vencedores e vencidos), haja visto as variáveis militares, políticas, econômicas, tecnológicas e sociais que nela atuam. Em Sob a Névoa da Guerra, Oscar de melhor documentário em 2004, Errol Morris não pretende analisar cada agente que a constitui, mas antes mostrar, a partir das lições aprendidas por Robert S. McNamara como secretário de defesa de John Kennedy e Lyndon Johnson, a complexidade do campo de batalha.


Com a aproximação a Sun Tzu, Morris evita o sensacionalismo fácil dos filmes que condenam os horrores da guerra. No entanto, além da objetividade de McNamara representar apenas seu ponto de vista sobre o assunto, Sob a Névoa da Guerra se vale da paradoxal relação de repulsa e de fascínio que o ex-secretário de defesa tem pelas câmeras – e, em conseqüência, da hostilidade que este mantém com o cineasta, o qual deseja se expressar por intermédio do entrevistado –, a fim de tornar ainda mais cinzento e indefinível o objeto que se propõe a estudar.


São tensões e distensões, avanços e recuos que, como na Guerra Fria entre EUA e URSS, marcam a relação de Errol Morris com Robert McNamara. Morris se coloca no lugar de McNamara, tenta compreender o campo de batalha através de seus olhos, porém igualmente reconhece a pouca confiabilidade do depoimento prestado pelo ex-secretário de defesa (como o próprio reconhece) ao afirmar que nunca diz a verdade, e sim apenas o que o ouvinte quer escutar. A desconfiança mútua e permanente entre documentarista e documentado, que faz mais opaca a expressão "the fog of war", é visualmente expressa pela posição marginal de McNamara na imagem, na medida em que raras vezes ele ocupa o centro da composição, quase sempre aparecendo nos cantos da tela, parcialmente fora do quadro, tão esquivo quanto suas respostas.
McNamara mente ou fala a verdade? Ele manipula Morris, ou é por ele manipulado? A força de Sob a Névoa da Guerra nasce precisamente do apagamento dos limites entre o branco e o preto, tanto na guerra moderna, quanto no documentário.


Paulo Ricardo de Almeida

As 11 lições de Robert Macnamara



1- Sinta empatia pelo inimigo.
2- Racionalidade não irá nos salvar.
3- Existe algo superior a uma pessoa.
4- Maximize a eficiência.
5- Proporcionalidade deve ser uma meta da guerra.
6- Consiga a informação.
7- Acreditar e ver, os dois podem falhar.
8- Esteja preparado para reanalizar seu pensamento.
9- Para fazer o bem, você pode ter que fazer o mal.
10- Nunca diga nunca..
11- Você não pode mudar a natureza humana.


Clique aqui para baixar o filme via torrent



Clique aqui para baixar as legendas para o filme

Nenhum comentário: