Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A vocação do poder

O termo “política” refere-se ao exercício de algum tipo de poder e naturalmente, ás múltiplas conseqüências desse exercício. Definir a política sendo apenas como algo que tem haver com poder não basta para que possamos entender o que realmente é política.
Política tem a ver com quem manda, por que manda e como manda. Na política sempre há aquele alguém que manda nos demais. Normalmente é a minoria mandando na maioria. Este fato se encontra no centro da coisa política. Mesmo tendo várias definições para a palavra “política”, a explicação que as pessoas mais usam e entendem melhor é que a política é o estudo e a prática da canalização de interesses com a finalidade de conseguir decisões.
Por que as pessoas se tornam políticos? Normalmente isso é para poder mudar o mundo. Se houver algum tipo de injustiça, por exemplo, alguns políticos trabalham para poder desfazer aquela injustiça. Além disso, há vários outros motivos do por que as pessoas se tornam políticos. No mundo inteiro temos aqueles políticos bons e aqueles que são considerados ruins. Os considerados ruins na maioria das vezes são aqueles que fazem o seu trabalho por interesse próprio. Os bons são aqueles que fazem o seu trabalho a fim de ajudar o povo naquilo que for necessário.
Ser político não é nada fácil. Há muito para se fazer nesta área principalmente quando se trata de votar. Quando há votação normalmente há também vários candidatos, como por exemplo, para presidente, governador, vice-presidente, e “city council”. Estas pessoas não precisam ser famosas. Qualquer um é livre para se candidatar. Há casos em que uma pessoa que nunca foi candidato ganha as eleições. O filme A vocação do poder, mostra claramente esse exemplo.
Durante o período de eleição, vemos pelas cidades muitos cartazes com fotos, números e outro tipo de informação sobre tal candidato. Isso acontece para chamar atenção das pessoas. É uma maneira em que os candidatos chamam a atenção do povo. A maioria das pessoas prefere votar em alguém que eles já conheciam a muito tempo do que votar em alguém que se candidata pela primeira vez. Há poucos que preferem votar em um novato justamente para poder fazer alguma mudança ou então por terem sidos decepcionados por antigos candidatos.
Só porque esses homens e mulheres são candidatos não quer dizer que eles não gastam absolutamente nada para poder produzir os seus cartazes e chamar a mídia. Há um custo. São eles mesmos que pagam pelo seu material e precisam da autorização do estado para poder pregar os seus cartazes nas ruas. Há outros candidatos que não usam cartazes. Eles preferem usar a voz, que é considerado o elemento mais importante que possa existir na política. Esses candidatos que não usam cartazes preferem falar para as pessoas cara a cara, e dizer a eles que estão se candidatando para tal cargo e espera que eles votem neles. Para alguns cidadãos, cartazes não significam nada. A voz significa para eles muito mais do que um simples cartaz. Outros candidatos usam a arte da música, como o MC Geléia do filme Vocação do poder. Outros atos que faz com que as pessoas votem em algum candidato são se aquele candidato tem planos para ajudar o lado pobre da cidade. Há pessoas que fazem promessas para poder ajudar os ambientes pobres da cidade, mas acabam não cumprindo com a palavra. É por isso que temos hoje algumas pessoas que votam naqueles que não fazem promessas, porém tem interesse em ajudar o lado pobre da cidade.
Muitas pessoas pensam que ser político é fácil. Pensam que para ser político basta ter muito dinheiro. Isso é errado. Para ser político precisa ter muito mais do que dinheiro. Ter dinheiro é muito importante sim, mas os políticos precisam de muito mais para poder ser um bom político. Políticos precisam ter tranqüilidade, determinação, objetividade e carisma. Todas essas características fazem um bom político. Além do que foi citado acima, um político precisa saber falar com o povo, convencer o povo.
Na política, nós cidadãos votamos naqueles que sabemos que farão nossas vozes serem ouvidas. Votamos em um representante que colocará todas as nossas idéias juntas e levar essas idéias até o soberano. Mas isso não facilita o voto. Pro que? Isso é devido ao fato de que sempre tem muitos candidatos e neles todos tem mais de um que realmente é bom naquilo que faz. Isso dificulta na hora de escolher em quem votar.
Se pararmos pra pensar veremos que os políticos não são ruins. Eles são pessoas normais como você e eu que lutam para melhorar o mundo. Eles lutam para melhorar o país e a vida das pessoas que habitam nele.Se não houvessem políticos neste mundo ou candidatos para qualquer cargo dispostos a fazer algo de bom para melhorar as coisas, o mundo hoje seria um caos.
Autora:Francine M. Asobo - Relações Internacionais

Nenhum comentário: