Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Qual o valor do seu voto?


A lei que em 2006 aboliu a entrega de brindes, camisas e até mesmo dinheiro, chamada de minirreforma eleitoral impõe que os candidatos ficam limitados em oferecer além das promessas costumeiras os panfletos, santinhos, cartazes, faixas, carro de som entre outras maneiras permitidas pela justiça eleitoral nas épocas eleitorais. Os atos que foram abolidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são para que possa haver uma maior conscientização das duas partes eleitorais com relação à representação, de que não é com brindes que se ganham votos. As pessoas têm que saber que o voto é muito importante, pois com o voto você pode melhorar a vida de sua família, da sua cidade, do seu estado, pois quando se vota em um candidato honesto com bons planejamentos de boas obras, podemos mudar a vida e a concepção de cada pessoa diante do futuro político. Para garantir as promessas realizadas devemos ser fiscais dos nossos representantes, afim de que possa sair do papel para a realidade local.

Essa mudança drástica no ano de 2006 mudou todo o cenário eleitoral, pelo fato dos candidatos terem a cultura de comprarem votos por apenas brindes. Casos assim ocorrem principalmente em locais de baixo nível escolar e pouca infra-estrutura, em situações assim os candidatos são mais maleáveis na negociação do voto fazendo com que criem esperanças em promessas nunca cumpridas ou em bem feitoras que para os candidatos nada custa. Com fornecimento dos brindes os eleitores mostram alívios momentâneos, podemos citar o exemplo do filme, quando o candidato André Filho visita à casa de uma mulher juntamente com sua mãe e ver a situação precária e promete arrumar a situação do local, com isso a mulher fica aliviada, pois já tinha conseguido a cadeira de rodas, e no final da filmagem na casa dela, a eleitora ainda alerta para não ficar somente na promessa.

De acordo com o trecho relatado podemos concluir que os candidatos usavam o poder e como estudamos em sala de aula, poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas. Isso acontecia freqüentemente, e representava troca de favores, porém da parte dos candidatos os favores só eram oferecidos em épocas eleitorais, contrário ao voto que concede um tipo de autonomia durante quatro anos.

Nas eleições locais e no documentário A vocação do poder, pode-se perceber o quão distante as pessoas estão de entender o seu papel fundamental na sociedade e acabam sendo enganadas momentaneamente. Por esse motivo os cidadãos ficam descrentes da política e se deixam comprar, pois acham que de nada adiantam os seus votos. Assim se cria a concepção de que político só aparece nas casas quando estão buscando votos e quando ganham, ficam distantes da sociedade, e as promessas de uma bem-feitoria em alguma casa é apenas uma das formas de corromper facilmente as pessoas que necessitam.

Contudo essa lei chamada de minirreforma eleitoral, para que possa fazer valer, deverá existir fiscalização. Essa fiscalização também deve partir de nós, eleitores, afim de que haja aplicação da lei, para constituirmos de representantes que possam valer a nossa representação, que é o nosso voto da nossa democracia, para tentarmos construir o nosso país da maneira sustentável e acordos firmados de acordo com a maioria dos cidadãos.

Autor: Mayko Vinícius Ferreira Curso - Administração 2ª semestre

Nenhum comentário: