Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Lei de Ferro e Circulação das Elites – a ‘Vocação do Poder’ se enquadra nestas teorias?


O sociólogo Robert Michels nasceu em 1876 e devido à grande simpatia que tinha pelo socialismo, ingressou e estudou a social-democracia alemã (SPD). Em Sociologia dos Partidos Políticos, Michels constrói uma argumentação a respeito dos fenômenos de poder dentro de organizações democráticas. Sua tese, construída a partir do caso do SPD, centra-se na idéia de que toda organização tende à burocratização. Segundo ele, a partir do momento que a massa se organiza, ela também forma um pequeno grupo para dirigi-la. Com isso, surge a hierarquização, as regras e a rigidez processual. A idéia é que a nova organização busque eficiência e só irá consegui-la adotando um controle interno proporcional ao seu tamanho

Neste sentido, faz-se necessária a dedicação integral de funcionários a ela. Este quadro de funcionários passa a ter novos interesses (subsistência) diferentes dos demais membros do partido, que ainda enxergam organização como um meio para a tomada de poder. O partido passa então a ser encarado como um meio para alcançar um objetivo, mas ao mesmo tempo, um fim em si mesmo. Diante desta nova perspectiva, os ideais iniciais do partido (revolucionários) são deixados de lado uma vez que põem em risco sua perpetuação. Toda essa teoria constitui o que Michels chamou de “Lei de Ferro da Oligarquia”. De uma maneira geral, a lei afirma que toda organização gera uma minoria dominante, com interesses distintos dos de sua base.

Outro elemento importante para a compreensão dos fenômenos de poder dentro dos partidos políticos é a teoria da circulação das elites. Tal teoria afirma que a classe dominante em uma organização qualquer alterna papéis sem necessariamente trocar as pessoas. Há, entretanto, uma “renovação” no sentido em que esses dirigentes, por diversas vezes precisam incorporar e agregar novos elementos a fim de garantir a manutenção do poder.

Por fim, é possível traçar um paralelo com o filme ‘A Vocação do Poder’ e identificar elementos que influenciam (e algumas vezes determinam) o sucesso eleitoral. Podemos destacar o carisma, o apadrinhamento político (a partir de duas relações –familiares e políticas), os valores religiosos, econômicos, ideológicos, regras e as relações dentro do partido. O apadrinhamento recebido por André Luis e Carlo Caiado gerou conseqüências distintas, devido a outros elementos, como o carisma e as regras do sistema. O apadrinhamento pode ser entendido como uma forma prática da circulação das elites e que busca manter o poder nas mãos da mesma elite dominante (Lei de Ferro das Oligarquias).

Autores: Natália Resende – Engenharia Civil, 7º semestre.
Raphael Andrade – Psicologia, 8º semestre.

Nenhum comentário: