Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Reflexões sobre o documentário Entreatos

A tendência manifesta de polemização acerca dos níveis espectatoriais de rejeição ou simpatia ao filme Entreatos, decorrente de uma improcedente comparação com o similar Peões, trouxe à tona questões produtivas. Embora ambas as reproduções abordem os intensos dias de campanha eleitoral do atual presidente, o elo que as une aí se detém; os enfoques escolhidos pelos diretores de uma e outra obra são expressivamente distintos. O documentário do cineasta João Moreira Salles salienta em seu discurso o triunfo social dos desfavorecidos, ao mesmo tempo em que expõe as lamentáveis contradições ideológicas provenientes dos processos vitoriosos. Assim, percebe-se a relevância do conteúdo histórico na produção fílmica, o que a torna singular, impondo obstáculos a contundentes julgamentos de base comparativa e possibilitando, por outro lado, abordagens plausíveis das mais variadas.
É justamente a percepção da primazia de Entreatos que fomenta a discussão de quão importante é tal empreendimento em face do cenário político brasileiro. O documentário se destaca já pelo conteúdo em questão: fato inédito na história do país e do próprio continente em que um integrante do povo com ideais aparentemente radicais, revolucionários, disputa eleições presidenciais e obtém a vitória com número recorde de votos. Para além desse aspecto, a opção em relatar tão somente situações privadas, desprovidas de apelo midiático, desloca o eixo de atenção. As intermináveis cenas nas quais Lula discorre a respeito de sua trajetória de vida, se posiciona espontaneamente diante de questões políticas centrais, conferem um caráter humano, de pujança emocional ao teor fílmico. Dessa forma, distanciando a câmera de momentos eufóricos, Entreatos se oculta na competição com veículos comunicativos tradicionais. Enquanto obra de arte e documento histórico, portanto, apresenta inestimável valor.
Vale analisar, ao mesmo tempo, a adoção de um aspecto de encenação por parte do diretor, o que inclui o comportamento de Lula ao seguir orientações propagandísticas do publicitário Duda Mendonça. A característica teatral da mídia demonstra de modo intensivo o poder maculador, deformador e recriador dos meios de comunicação de massa. A cena em que o candidato à presidência inicialmente manifesta contrariedade à perseguição efetivada por alguns fotógrafos e, após o encontro com os mesmos, porta-se de maneira assaz simpática, por exemplo, comprova esta situação. A própria intervenção da equipe assistida evidencia a manipulação existente no meio político, como ilustra a seqüência em que Guido Mantega se opõe a confabular na presença das câmeras. Embora João Moreira Salles garanta a neutralidade dos participantes é de supor que a imparcialidade plena, quando se envolve cenário político, não seja alcançada, principalmente em se tratando do espetáculo de teatro Entreatos.
Autora: Gabriela Lobosque

Nenhum comentário: