Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Jessié Quirino - Poesia Falada Sobre Política

Antes de mais nada, é preciso agradecer a generosidade do nosso colega de turma Vágner Maciel, que nos apresentou o trabalho do seu conterrâneo pernambucano Jessié Quirino, escritor e poeta da cultura popular nordestina.

As informaçõs abaixo foram gentilmente "retiradas" pelo Vágner do site oficial do poeta. <http://www.jessierquirino.com.br/>

Logo abaixo segue um resumo sobre o poeta e logo depois duas poesias faladas do autor. Vale a pena ouvir e se divertir!
Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção. Apareceu na folhinha no ano de 1954 na cidade de Campina Grande, Paraíba.

Interessado na causa poética nordestina persegue fatos e histórias sertanejas com olhos e faro de rastejador. Autor de vários livros além de causos, músicas, cordéis e outros escritos.

Preenchendo uma lacuna deixada pelos grandes menestréis do pensamento popular nordestino, o poeta Jessier Quirino tem chamado a atenção do público e da crítica, principalmente pela presença de palco, por uma memória extraordinária e pelo varejo das histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até causos, côcos, cantorias músicas, piadas e textos de nordestinidade apurada.
Sobre Jessier, disse o poeta e ensaísta Alberto da Cunha Melo: "...talvez prevendo uma profunda transformação no mundo rural, em virtude da força homogeneizadora dos meios de comunicação e das novas tecnologias, Jessier Quirino, desde seu primeiro livro, vem fazendo uma espécie de etnografia poética dos valores, hábitos, utensílios e linguagem do agreste e do sertão nordestinos. ... Sua obra, não tenho dúvidas, além do valor estético cada dia mais comprovado, vai futuramente servir como documento e testemunho de um mundo já então engolido pela voragem tecnológica."

Ouça aqui:


Caso queiram fazer o download do arquivo, acessem diretamente o link que o Vágner enviou e baixem os dois arquivos no formato wma.

http://www.4shared.com/dir/5430047/681c6d45/sharing.html

Nenhum comentário: