Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

[Filme da Semana] Entreatos de João Moreira Salles

Resumo

De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002 a equipe de filmagem acompanhou passo a passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.

Gênero: Documentario
Diretor: João Moreira Salles
Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: portugues


Recebeu 2 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Documentário.





Curiosidades


O projeto de gravar dois documentários sobre a campanha presidencial de 2002 nasceu a partir de conversas entre a Videofilmes e a Rede Globo. O projeto inicial previa que João Moreira Salles acompanharia a campanha de Lula no 2º turno e Eduardo Coutinho seguiria a campanha de seu adversário no mesmo período. Com a saída da Rede Globo, o projeto original foi alterado.

- A intenção do diretor João Moreira Salles era apenas acompanhar a campanha de Lula no 2º turno, mas como havia a possibilidade de que ele saísse vitorioso já no 1º turno o início das filmagens foi antecipado.

- A autorização para que a equipe de Entreatos filmasse os bastidores da campanha de Lula teve que ser negociada diariamente, mesmo com a autorização prévia do Partido dos Trabalhadores para que as filmagens fossem realizadas.

- A equipe de filmagens que acompanhou a campanha de Lula era composta de 7 pessoas.

- Foram gravadas ao todo 240 horas, através de câmeras digitais.

- O material filmado durante a campanha foi guardado em cofres e não teve nenhuma divulgação até que Entreatos estivesse finalizado, em 2004.

- Na edição final os realizadores optaram por utilizar as cenas mais reservadas de Lula na campanha, testemunhadas em grande parte apenas pela equipe de filmagem.

- A cena em que Lula recebe a confirmação de que foi eleito Presidente do Brasil foi filmada por Mariana, filha do senador Aloísio Mercadante. A equipe de filmagens de Entreatos não recebeu autorização para rodar naquele dia, logo o diretor João Moreira Salles pediu a Mariana, que estaria no local no momento, que fizesse a câmera.

- As filmagens chegaram ao fim em 28 de outubro de 2002, com o telefonema do presidente dos Estados Unidos George W. Bush a Lula, de dentro do avião Air Force One. Esta cena não foi incluída no filme, por decisão do diretor.

- A edição de Entreatos teve início em fevereiro de 2003.

- A 1ª versão de Entreatos tinha a duração de 3 horas e meia, ainda mostrando tanto as cenas reservadas quanto as públicas da campanha de Lula.

- Os seguintes títulos foram cogitados pelo diretor João Moreira Salles para o documentário: "Intervalos de uma Campanha", "Antes da Presidência" e "Fora de Cena".

- Lançado nos cinemas em 26 de novembro de 2004, na mesma data de Peões, que também trata da campanha de Lula à presidência.
Clique aqui para baixar o filme

Nenhum comentário: