O filme Entreatos, do diretor João Moreira Salles busca explorar os bastidores de uma eleição presidencial. O candidato selecionado pelo diretor, fora, para sua surpresa o vencedor das eleições. Luis Inácio Lula da Silva, atual presidente da República Federativa do Brasil, foi quem abriu as portas para a realização deste documentário. Parece claro que o diretor possui certa simpatia com o então candidato. O simples fato de tê-lo escolhido para ser o objeto de seu trabalho já demonstra que algo o aproximava do candidato mencionado. A escolha fora bem feita, porquanto o protagonista do filme fora efetivamente escolhido como o novo Presidente. O caminho rumo a construção de um bom filme começou bem logo após seu término.
Entreatos tem como protagonista o já mencionado Luis Inácio Lula da Silva. Este filme pretende mostrar como se desenrolam os bastidores de uma campanha eleitoral e como há a necessidade de transformação de um indivíduo em um candidato. É o exemplo claro de Lula. Aquele que certa vez fora um líder sindical e que lutava ao lado dos obreiros, hoje passa ao lado do patrão de terno e gravata. Mas isso não significa uma mudança de pólos. O que se percebe na construção da campanha é que para concorrer às eleições, mesmo aquele indivíduo naturalmente carismático – como é o caso de Lula – precisa modificar-se para se transformar em um candidato apto a eleger-se Presidente. A história de Lula mostra isso. Quando das três primeiras eleições em que concorreu, respectivamente, com Ferndando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso – com este, duas vezes – Lula conservava ainda aquele tipo do proletário, socialista e reivindicador de seus direitos e de sua classe. Nas três, ele perdeu. Nem mesmo seu carisma, que atraia os afetos ao socialismo e os partidários de esquerda em geral, foi suficiente para fazê-lo vencedor naquelas eleições. Era, sem dúvida alguma, necessário transformar-se.
É o que mostra e conta o filme. Lula passa a entender as regras do jogo e percebe que para poder alcançar seu objetivo era preciso jogar segundo elas. Contrata um publicitário renomado para cuidar de sua campanha; fortalece seu corpo político, chamando para junto de si, aqueles indivíduos de seu partido que haviam tido sucesso em seus cargos; elabora um plano realizável e o executa. O resultado é o sucesso. A vitória nas eleições.
O filme faz questão de mostrar o contraste entre aquele que, ainda sob as vestes do proletariado, participou e perdeu as três primeiras eleições para Presidente que concorreu, e aquele que, hoje, devidamente apresentável a todas as classes, mostra-se capaz de satisfazer as necessidades de todos, desde os mais pobres aos mais ricos. Essa transformação, bem realizada, fora crucial e determinante. Assim sendo, Lula mostra-se capaz de, unindo seu carisma, sua vontade e um pouco de esperteza, ser aquele que pode tentar a transformação. Vejamos se ela realmente aconteça.
Autor: André Nunes Chaib, estudante de Filosofia – 7º semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário