Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O Príncipe de Nicolau Maquiavel


Concluído em 1513, a obra intitulada O Príncipe, assim como o titulo sugere, contempla o poder em toda sua extensão, digo: não apenas as formas de se chegar ao poder como também de se manter e lidar com o povo. O texto é como um manual de ensinamentos para os governantes, retratando o poder do Estado, as formas de principado – hereditário; civil, misto e eclesiástico – de como se conquistam e se conservam.

Rompendo as barreiras históricas O príncipe é uma obra que repercute através dos séculos sendo adotada por importantes atores políticos e empregada pelos mais diversos segmentos sociais e políticos. A estratégia política empregada por nossos atuais governantes em pouco difere da dos príncipes citados por Maquiavel, como por exemplo: ética apenas na teoria com ausência de uma prática política e interesses individuais colocados em primeiro plano em detrimento da coletividade. Adota-se assim a premissa “Faça bem aos poucos e o mal de uma vez”.

Outra importante questão abordada pelo autor, refere-se a virtude (Virtú) e a sorte (Fortuna), que influenciam no seu mantenimento no poder, legitimando suas ações. Nossas ações são influenciadas pelo destino ou pela sorte que possuímos, no entanto Maquiavel ressalta a importância de saber controlar esse destino ou sorte harmonizando estratégia (Virtú) e sorte(Fortuna) ao tempo e as circunstâncias em que vivemos.

Autores: Getúlio Henrique - Serviço Social 3° Semestre
Andréa Moura Batista - Serviço Social 3º Semestre

Nenhum comentário: