Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 6 de janeiro de 2008

Ementa do Curso

Universidade de Brasília
Instituto de Ciência Política
Curso de Verão - 1º semestre de 2008
Prof. Gustavo Amora
Para fazer o download da ementa e do cronograma em pdf pelo site rapidshare clique aqui. Aprenda a fazer downloads pelo rapidshare clicando aqui.
1. Objetivo do Curso
O objetivo do curso é oferecer aos estudantes de diversas áreas do conhecimento acadêmico um referencial teórico e prático sobre política que articule e discuta o papel de três personagens principais do mundo político:
- Profissional da Ciência Política;
- Profissional da política, ou seja, o político;
- Cidadão personagem político de transformações políticas e sociais.
Neste sentido, a política será percebida como toda e qualquer possibilidade de alteração nas condições de vida de uma população, o que se dá a partir do modo como cada sociedade cria a sua vida coletiva, ou seja, suas instituições formais e informais de tomada de decisão, seus valores e sua cultura. Assim será possível perceber o papel central do Estado neste processo de (re)criação de normas, valores, e cultura. Também será possível perceber o papel de cada cidadão como ator político responsável pela oferta de alternativas políticas diante dos problemas sociais que estão colocados.
2.Conteúdo
Para atingir tal objetivo, será necessário articular os conceitos básicos de ciência política, como Poder, Estado, Autoridade, Legitimidade, Violência Simbólica, Hegemonia, Partidos Políticos, Sociedade Civil, Democracia, Participação e Representação Política, e Mídia e Política e relacioná-los a diversos problemas políticos que estão colocados na contemporaneidade. O resultado disso será a possibilidade de cada estudante conhecer um pouco do referencial teórico da Ciência Política, mas sem perder de vista o seu papel de ator político legítimo e de fonte de alternativas para os problemas sociais da atualidade. A proposta é que a Ciência Política se apresente não como uma mera tecnicália que afasta as pessoas da política diante da sua complexidade, mas sim a partir de conceitos que podem trazer pessoas de diversas áreas para uma discussão qualificada sobre os problemas sociais, o que vai reforçar o papel da sociedade civil e da própria universidade como fonte de conhecimento e transformação.
3. Metodologia
3.1 Debates e produção
O curso será focado nos debates em sala de aula e na produção de artigos e comentários sobre os trabalhos de cada um dos estudantes. A menção final será definida do seguinte modo:
50% - Produção de dois artigos e um comentário sobre o texto de terceiros;
40% - Apresentações em sala de aula (em grupos);
10% - Freqüência e participação
Nas apresentações o objetivo do grupo será articular e incentivar os debates em sala de aula, ao trazer novas questões sobre os textos e filmes e apresentar os principais pontos para discussão e elaborar os resumos para serem publicados no blog.
3.2 Cultura Visual
Haverá uma plataforma digital para interação fora da sala de aula, ou seja, será criado um blog (http://www.politicaparatodxs.blogspot.com/) para que os trabalhos dos estudantes e resumos sobre cada uma das aulas sejam publicados, além disso, será disponibilizado o áudio de todas as aulas para quem quiser compartilhar ou relembrar os debates em sala.
Serão exibidos diversos filmes (a maioria documentários) que envolvem a discussão de questões políticas afins ao curso. Os artigos serão produzidos a partir dos filmes exibidos, será necessário articular as questões e conceitos desenvolvidos em sala de aula com o conteúdo dos filmes.
4. Observações
- O não comparecimento em, no mínimo, 75% das aulas implicará na reprovação automática do estudante;
- Ao início do semestre, cada estudante terá 100% de avaliação, que somente poderá ser perdida pela não entrega dos trabalhos, pela não participação em sala de aula ou no meio virtual, e pela não apresentação em sala de aula, ou pela não participação de um membro do grupo na apresentação;
- A não entrega de cada um dos artigos ou comentários implica na perda de 16,66% da nota progressivamente até o total de 50%. Em caso de plágio o mesmo ocorrerá;
- As notas para a apresentação em grupo serão em regra individuais, entretanto, caso algum membro do grupo nitidamente não tenha se preparado para a apresentação, o membro do grupo perderá 20% de sua nota e o grupo perderá 5% de sua nota. Caso algum membro do grupo não compareça, esta pessoa perderá 40% de sua nota e o grupo também perderá 5% da nota. Neste sentido, todos os membros do grupo são responsáveis pela presença e intervenção qualificada de cada um de seus membros.
- Os resumos não poderão ser entregues fora das datas fixadas. Não há, portanto, qualquer forma de reposição desta atividade.
- Dentre os diversos filmes que serão exibidos ao longo do semestre, os estudantes poderão escolher três (diferentes) para elaborar o artigo ou a crítica, eles deverão estar intercalados entre as unidades: Introdução, Estado, Poder e Sociedade, Democracia, Representação Política e Debates Políticos Contemporâneos.
O prazo máximo para a entrega de uma crítica será de sete dias após a publicação dos artigos no blog.

Nenhum comentário: