Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Artigo do filme “Sonho Tcheco”

O filme documentário “Sonho Tcheco” foi dirigido por dois jovens diretores: Vít Klusák e Filip Remunda. O filme foi lançado em Fevereiro de 2004 e foi muito comentado por todos que assistiram. Os jovens diretores produziram o filme como projeto final da escola de cinema.


Remunda e Klusák inventaram o “Ceský sen”, um hipermercado e uma campanha de propaganda, falando desse novo hipermercado. Os diretores se passaram por homens de negócios e com a ajuda de algumas agências conseguiram criar uma campanha para eles. Foram criados também peças publicitárias, slogans e músicas para este hipermercado que não existe e não existirá. Nas ruas tchecas foram distribuídos 200,000 panfletos e em seguida os diretores esperaram para ver a reação das pessoas convidadas ao ver que não existe hipermercado nenhum. As propagandas conseguiram atrair mais de três mil pessoas para a grande abertura do hipermercado “Ceský sen” no dia 31 de Maio de 2003. O que parecia um enorme prédio de distância na realidade era algo muito menor que isso. Assim que todos chegaram á abertura os dois diretores cortaram uma fita e a multidão se dirigiu ao hipermercado.


Quando os “clientes” perceberam que haviam sido enganados, reagiram de maneiras diferentes. Alguns captaram a mensagem dos produtores e outros se enfureceram e decidiram culpar o governo.


O filme trata de assuntos muito interessantes que interessa a todos e são vistos no nosso dia a dia. O documentário além de tratar de consumismo exagerado, mostra como as companhias de propaganda funcionam, que métodos eles utilizam e os truques usados por elas. O filme nos leva a refletir sobre a voz da publicidade. Até que ponto essa voz é verdadeira? Até que ponto deve-se acreditar nessa voz? O filme também nos faz refletir no quanto estamos sendo enganados com propagandas. Não podemos enganar ou trapacear os consumidores, clientes e eleitores.


Esse problema de propagandas enganosas é possível em várias situações. Na política, por exemplo. Muitas vezes na televisão vemos propagandas de políticos pedindo voto e fazendo várias promessas, como foi visto no filme documentário em sala de aula “A vocação do poder”. Algumas das promessas feitas por esses políticos podem ser enganadoras. E essas propagandas e promessas falsas feitas por esses políticos, são feitos para poder chegar ao seu objetivo que é ser eleito. Com a mídia tudo é possível. A mídia é um fator central da vida política. Se não houvesse mídia os políticos seriam pouco votados porque é nela que os políticos tornam-se conhecidos pela sociedade. Se não houvesse mídia os autores Vít Klusák e Filip Remunda no filme “Ceský sen” não teriam conseguido chamar a atenção de tantas pessoas para que seu projeto final fosse um sucesso.


Em fim os autores mentiram sim sobre algo que nunca existiu. Mas quantas vezes já nos sentimos enganados por produtos que são reais?





Autora: Francine M. Asobo - 1º semestre de Relações Internacionais

Nenhum comentário: