Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Os Alimentos

Os alimentos no mundo contemporâneo são um produto quase que como qualquer outro . O seu consumo e produção têm sofrido grandes alterações com o advento da revolução industrial . Os alimentos não são selecionados por que as pessoas julgam que eles sejam os melhores mas sim por sofrem influência da mídia e da restrição orçamentária .Isto termina por criar um disparidade entre ricos e pobres .


A revolução industrial desencadeou um serie de alterações na produção de alimentos . Os alimentos passam a ter sua produção e distribuição feita por um conjunto de atores que sequem um seqüência lógica : produtores de insumos para agricultura/pecuária -> agricultura/pecuária-> produtores de alimentos-> distribuição dos alimentos . Entre cada um desses atores se estabelece um mercado .



A concorrência entre os produtores de insumos é uma concorrência monopolistica . Na concorrência entre os agricultores e pecuaristas tem-se um concorrência perfeita onde o fator mais valorizado e o preço , isto leva ao uso fertilizantes químicos, adubos químicos, agrotóxicos. O uso destes insumos pode ser percebido no filme, “O pão nosso de cada dia”. O uso destes insumos tende a aumentar cada vez,gerando danos cada vez maiores a saúde das pessoas que é danificada mais ainda pelo fato de que a nossa sociedade tem valorizado cada vez o consumo de alimentos prontos , pois com a correria do dia a dia isto se torna cada vez mais pratico. A mídia tem contribuindo para isto uma vez que faz muita propaganda de alimentos prontos.


Atualmente surgiram algumas praticas que se opõem a este habito alimentar: a produção orgânica e o movimento slow food . O movimento slow é um movimento que prega o retorno aos habito de consumo tradicional como: a refeição em três partes: entrada, normal e a sobremesa. A produção orgânica é um modo de produção que não se utiliza de fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos tornando os alimentos mais saudáveis .


A agricultura orgânica e o slow food enfrentam problemas para sua diceminação na sociedade. A agricultura organica devido ao alto custo de produção dos seus alimentos, sendo, portanto a renda um fator que impede aos menos favorecidos de consumir alimentos orgânicos. A slow food enfrenta dificuldade devido as poucas propagandas deste tipo de alimentação se comparada a propaganda feita pelas redes de fast-food.. A mídia e a grande responsável por fazer com que as propagandas apareçam a população e não tem dado espaço equânime a este tipo de alimento.


A mudança de hábitos deve se iniciar na infância ., onde os pais com modelo devem consumir e introduzir alimentos adequados a saúde da criança isto fará com que a próxima geração tenha um melhor habito alimentar .


Outro fator que evidencia a enorme influência da mídia e da renda no habito alimentar e o habito de consumo vegetariano em oposição ao habito de consumo carnívoro . O Texto a libertação animal julga que são somente barreiras culturais que impedem a adoção de um hábito de vida vegetariano. O autor se esquece de que este habito alimentar e muito mais caro de manter do que o habito alimentar carnívoro. A soja o vegetal que oferece proteína mais próxima da proteína da carne. A soja e muito mais cara que a carne. As grandes redes de fast-food tem gasto milhões de reais para que a mídia divulgue carne como algo bom saboroso e pratico de se consumir. As empresas que produzem soja não tem gastado valor nem próximo ao gasto das grandes redes de fast-food.


Os consumidores não devem ficar a mercê da mídia e da restrição monetária?. Acabar com estes restrições e algo complicado contudo, não se deve desistir e sim nos unirmos em movimentos sócias , que nada mais são do que um pólo de poder no mundo contemporâneo. Movimentos este que lutem por um melhor distribuição de renda e pautem a sociedade em prol de um habito de alimentação com menos produtos industrializados .


A distribuição de renda e capaz de resolver os problemas pois eleva a renda da maioria da população e reduz de alguns poucos. O consumo de alimentos cada vez mais industrializados tem aumentado a influência as industrias e ao comercio em detrimento dos produtores de alimentos , ele gera com isso a quebra dos pequenos agricultores e dos agricultores familiares que são responsáveis pela distribuição no campo.


Num sistema capitalista devem haver por parte dos empregadores uma maior preocupação em proporcionar aos empregados condições para uma alimentação já que isto elevaria os índices de produtividade gerando benefícios tanto para patrões quanto para empregados.


Fontes

Singer Peter Libertação dos animais -1999
Filme : Nikolaus Geyrhalter , Our Daily Bread -2006



Autor: Emanuel Holanda Barroso

Nenhum comentário: