Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Problemas de gênero : feminismo e subversão da identidade uma outra perspectiva


Ao ler o artigo de Larissa Melo Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade, não pude deixar de dar o meu ponto de vista sobre o feminismo.Longe dos estereótipos das mídias e das queimas de sutiãs em praças públicas,longe dos pro aborto e de outros “direitos femininos”.


O feminismo foi caracterizado por imenso machismo por parte das mulheres,em que para serem aceitas no meio social tiveram que parecer e lutar como homens ,a mulher para ser bem sucedida ascendia em sua carreira não pela sua distinção dos homens mas por ser igual à eles.E ao adotar essa política machista,a mulher acabou adotando as praticas dos homens e com isso denotava que achava o homem melhor e por isso deveria parecer-se com ele.


Mas a mulher não precisa adotar uma postura machista,não precisa parecer-se com um homem para ter seu espaço na sociedade.A mulher tem suas particularidades,assim como os homens e isso não é determinado pelo hormônio que é injetado no corpo,como no caso de Alex,mas própria unidade corpórea,e mental.


A mulher por muito tempo era somente vista pela sua função biológica de gestação,mas depois dos movimentos feministas,percebe-se em nossa sociedade uma mudança de postura em relação à mulher em que ela com sua femilidade pode se inserir na sociedade sem precisar ser um homem de saia.


Autora: Dandara Baçã

5 comentários:

Anônimo disse...

Onde vc quiz chegar com esta crítica?
Não entendi nada!
Vc queria meter o pau no fiminismo ou levantar uma outra bandeira. E chamar as mulheres feministas de machistas é um absurdo.

Anônimo disse...

o fato de as mulheres reinvidicarem os mesmos lugares que os homens não denota que elas aceitem a superioridade masculina ou simplesmente por querer ser como eles no sentido de os considerarem melhor; o ponto é: os homens sempre estiveram em uma POSIÇAO 'melhor' em detrimento as mulheres. a feminilidade não me pertence como mulher pq simplesmente eu não aceito, mais uma construçao para justificar preconceito;a carga que traz esse conceito de feminilidade é relativo a toda ideia de sexo fragil e as particularidades assim inerentes a ser 'feminina' so oferecem o mesmo papel secundario.na verdade eu acho que vc precisa rever muito sobre movimentos feministas e certos adjetivos e conceitos que carregam certos significados e perpetuam essas visoes machistas sobre o feminismo.

Anônimo disse...

Argumentar que as mulheres copiam os homens quando buscam reivindicar seus direitos é o mesmo que dizer que os casais gays imitam as relações hetero. Como já vimos em sala, caso seja uma imitação, o que está sendo copiado não tem nada de original, porque é uma criação social, como qualquer outra. Definir a posição masculina ou hetero como sendo a natural, isto sim é que é machismo ou homofobia. Algo evidente no discurso da igreja católica.
O que podemos dizer é que as mulheres podem reivindicar para elas o comportamento que quiserem, e cabe a nós como mulheres, no máximo, defender outras visões, mas nunca deslegitimar as conquistas femininas em função de uma alegação de falsidade como esta de que as mulheres são machistas.
Resumindo, este texto da Dandara é um festival de erros.

Anônimo disse...

Dizer que as mulheres buscam agir como homens já é um ato machista.Nós queremos apenas igualdade.

Anônimo disse...

Bem,vc tem livre arbitrio de mostrar tua opiniao, e eu tenho o direito de discordar ou nao...
As lutas das mulheres só começaram pq sempre houve injutiças ao sexo feminino.

Se nao houvesse essa descriminaçao entre os sexos. Diferença(que nao deveriam na verdade, serem descriminadas!) que nao deveria existir!

Tiveram q lutar POR DIREITOS IGUAIS!!!!
Se a luta fosse para ser superior aos homens aí sim, seria "machismo" ....