Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

CAOS MOTORIZADO

O numero de veículos na capital federal no ano de 2007 atingiu a cifra de 1 milhão de carros fazendo a proporcão de veículos por pessoa aumentar de 1 carro para 4 pessoas no ano de 2000 onde a quantidade de veículos em circulação era de 500 mil unidades para o de 1 carro para 2 pessoas no ano de 2007 (correio Brasiliense , 2 fevereiro de 2008) fato que assusta e que está ocorrendo em outras capitais importantes como em são Paulo onde a frota já atingiu a cifra de 5 milhões de unidades no ano de 2007 (folha de São Paulo, 16 de setembro de 2007). Esse crescente número de veículos tem trazido diversos problemas sociais e ambientais. A poluição é um desses problemas ocasionados por essa massa incessante e crescente de veículos que tem crescido de forma descontrolada e sem o menor planejamento liberando toneladas de dióxido de carbono sendo responsáveis por até 80% da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos. Em São Paulo todos os dias são inseridos 500 novos veículos automotores aumentando assim os já imensuráveis congestionamentos existentes tornando o problema cada vez maior e dificultando assim sua solução. Um exemplo clássico e de fácil visualização e que as áreas verdes em São Paulo diminuem consideravelmente e continuamente tudo para dar acesso ao apetite voraz da indústria automobilística. Em Brasília em nossa capital federal no ano de 2008 os investimentos realizados no governo de José Roberto Arruda na pavimentação e duplicação da BR 020, que liga Planaltina a Formosa, e de 73 milhões reais. Ainda no ano de 2008 foram realizados investimentos na duplicação das vias Hélio Prates e na ampliação da BR 450, conhecida como via Epia onde foram gastos mais 100 milhões. Esses dados mencionados acima representam uma pequena parte dos 500 milhões de reais investidos em pavimentação demonstrando claramente que existe uma tendência de aumento na frota de veículos no Distrito Federal. Até agora nenhuma política séria foi tomada visando minimizar os problemas ocasionados por esse aumento no tráfego de veículos nas ruas da capital federal e em São Paulo e que o transporte alternativo sempre fica em segundo plano demonstrando uma falta de respeito para com o meio ambiente e a saúde da população dos grandes centros urbanos que são os que mais sofrem com o problema de tráfego. Essa questão sabe-se não é de fácil resolução e está relacionada fortemente com fatores político e econômicos que giram em torno da indústria petroquímica e dos grandes pólos industriais que fabricam carros que tem feito do veiculo automotor o melhor meio de transporte contrariando políticas publicas adotadas por exemplo por Oscar Niemeyer arquiteto e urbanista que planejou Brasília em quadras no qual em tese os seus moradores pudessem resolver a maioria de seus problemas à pé. O fato é que as grandes empresas envolvidas no ramo dos transportes tem grande poder econômico e lobby forte nos governos federal, estadual e até municipal fazendo assim prevalecer os interesses econômicos em detrimento dos interesses sociais incentivando os governos a pavimentar e construir ruas, viadutos, pontes....para poderem vender mais e mais automóveis e aumentar mais e mais seus lucros.



Autor: Alexandre Zandona

Nenhum comentário: