Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crítica ao artigo de Aline T "Na prática, a teoria é outra"

Este texto é uma crítica ao texto, presente neste site, Na prática, a teoria é outra de Aline T, que consiste num artigo sobre o filme “Entreatos – Lula a 30 dias do poder”, de João Moreira Salles.
O artigo de Aline relata de forma bem clara a mudança do discurso ideológico do Lula, e do PT, de 1981 para 2002. A relação de identidade que os sindicalistas e eleitores do PT tinham com o partido nos primeiros anos do partido, que era baseada em ideais comuns e próprios da classe. E o trabalho feito na campanha de 2002 para atingir os eleitos de centro e até mesmo os de direita.
Como a própria Aline colocou no texto, o PT partiu para a disputa das primeiras eleições supondo que conquistar o Estado seria a resposta para a mudança radical. Faltou informar no texto com o passar dos anos Lula, e o partido, foram percebendo que com o discurso que tinham não alcançariam o número de eleitores suficientes para ganhar as eleições. A realidade do país mudou consideravelmente entre 1981 e 2002, tanto nas esferas políticas, com a legitimidade dos poderes, como na esfera econômica, com a melhora do país no cenário externo e o desenvolvimento do mercado nacional. Além disso, a moderação e o afastamento dos ideais sindicais caminham juntos.
A revolução socialista, a ameaça ao direito à propriedade privada e a busca de alianças não foram somente uma mudança na mentalidade do PT, mas um resultado de fatores econômicos e sociais que estiveram presentes neste período de mudança. Por isso, tenho de discordar de Aline, quando ela coloca que o sentimento que acompanhou o partido passou a ser apenas um recurso midiatico. O cenário nacional e internacional mudou, a forma de se revolucionar as instituições, de implementar a reforma agrária, de desenvolvimento social mudaram, pois o Brasil não é só mais um país na América Latina, mas sim um dos maiores representantes desta região.
Com essa afirmativa não venho dizer que o Lula, ou o PT, agiram da forma mais correta, muito menos venho dizer que eles estão com toda a razão ao agirem desta forma, somente pretendo salientar que a ideologia de Lula sofreu mudanças, pois o mundo a sua volta mudou.


Autor: Pedro C. M. C. Valente – 8º semestre de Engenharia Civil

Nenhum comentário: