Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Resumo - Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade

Nesse texto, Judith Butler, faz um discurso a respeito do feminismo, suas características, seus defeitos e discute também a questão de gênero, sexo e desejo.


Ela mostra a identidade que o feminismo vem assumindo, tendo como sujeito principal a categoria “mulher” e seus principais objetivos, que são representações na linguagem e na política. E ela aponta um dos defeitos, que é o feminismo construir uma base única e permanente, tendo como sujeito apenas a mulher, essa categoria que é produzida e reprimida pelas mesmas estruturas por intermédio das quais busca a emancipação. Ela vê também uma possível forma de fracasso do feminismo na recusa em levar em conta os poderes constitutivos de suas próprias reivindicações representacionais. E sugere ainda que para essa representação ter sentido, o sujeito mulher não pode ser presumido.


O texto levantou discussões na turma, como por exemplo, quais ações foram tomadas para as mulheres terem representação política, e foi dito que já existem políticas que determinam um numero mínimo de candidatas mulheres nos partidos, entre outras.


Falando em mulher, Judith discute bem a questão do gênero, onde diz que o gênero é uma construção cultural, enquanto o sexo é biológico e, por ser cultural, o gênero não é um resultado casual do sexo e nem tão fixo quanto ele. O gênero pode ser mutável e por isso ela coloca que um corpo masculino pode ser homem/mulher e um corpo feminino não precisa ser necessariamente uma mulher, pode ser um homem também.


A partir daí foi citado na turma o caso dos homossexuais e dos travestis e como a sociedade os coloca a partir da construção homem e mulher.


Judith coloca também como o gênero estabelece interseções com modalidades raciais, étnicas, sexuais e regionais e é preciso separar gênero de interseções políticas e culturais onde a mulher é produzida e mantida para que ela alcance os objetivos do feminismo.



Autoras: Juliana Aretz e Larissa Melo

Nenhum comentário: