Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Todo o poder pra criar uma guerra

Diferenças culturais, contradições econômicas e interesses políticos são o tripé que determinaram, em 2003, o início da guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. O documentário Control Room dirigido pela egípcia Jehane Noujiam mostra os primeiros dias dessa guerra sob a controversa ótica da Al Jazeera, a maior e mais influente rede de TV do mundo Árabe que tem um público médio de 40 milhões de pessoas, maioria muçulmana.


Como justificar para todo o mundo uma guerra com objetivos espúrios e maniqueístas? Para responder essa pergunta e levantar a bandeira de um conflito armado, os Estados Unidos atiraram para todos os lados: primeiro no Conselho de Segurança da ONU, órgão que reuni a comunidade internacional e um grande poder de legitimação; tentativa fracassada, alguns países com poder de veto dentro da Organização se declararam contra a invasão do Iraque. Mesmo com essa rejeição os EUA afirmaram que existia de fato um perigo nuclear: o Iraque possui armas de destruição maciça as quais representam um perigo iminente, e é dever dos americanos proteger todo o resto do mundo. Sem contar a prerrogativa de democratização, os Estados Unidos estariam retirando um ditador do poder, Saddam Hussein, e instalando nesse país muçulmano uma democracia nos moldes ocidentais, mera desculpa para tentar encobrir os fatores históricos e políticos envolvidos.

Mas todo um aparato institucional teve que ser montado para convencer os norte-americanos de um perigo monumental, houve a necessidade de fomentar o medo e o desespero deles para que então apoiassem e participassem cegamente da guerra. Segundo Samir Khader, produtor executivo da Al Jazeera, a imprensa dos EUA foi a responsável por isso, usou sua influência para induzir temor entre os americanos, e gerou a impressão de que estão cercados e que existe uma ameaça para a nação.


A mídia tem importância fundamental em todo esse processo, a “Control Room” é um prédio de coalizão responsável pela comunicação com a imprensa de todo o mundo, todas as grandes redes de informação têm um escritório nesse Centro de Comando. Devido a proximidade desse convívio é visível a divergência entre a cobertura da guerra da Al Jazeera e das demais emissoras do ocidente, nessas últimas há uma pressurização das notícias, opiniões e imagens transmitidas. Enquanto que a Al Jazeera, uma TV voltada para o mundo Árabe ouve ao mesmo tempo representante dos dois lados da guerra, mostra imagens que incomodam muito a mídia norte-americana além de ser chamada de tendenciosa, parcial e sem objetividade. Como se as emissoras do ocidente não fossem.



Autor: Jorge Máximo – Letras-Português 2º semestre

Um comentário:

Anônimo disse...

Control Room é a sala de controle onde são editados os materiais jornalísticos. o CentCom ou Com Cent é que representa o comando central.