Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Clandestina Liberdade


O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a mostra Clandestina Liberdade, série de filmes que tratam da imigração no mundo contemporâneo. Com curadoria do cineasta e jornalista Gustavo Galvão, a mostra acontece de 12/2 a 02/3, no cinema do CCBB.

Durante três semanas, em duas sessões diárias, Clandestina Liberdade apresenta produções de geografias quase ausentes das telas de cinema comercial no Brasil, como Marrocos, Turquia, Israel e Irã. São 14 filmes que mostram as diferenças culturais e raciais, com objetivo de derrubar os preconceitos relacionados a um problema que tem percorrido a história da humanidade há muito tempo: o ato de imigrar.



Os títulos escolhidos procuram estimular a convivência entre os povos, questionando as supostas diferenças. É assim, por exemplo, em Assédio, de Bernardo Bertolucci, onde se constata um discurso do mestre italiano em favor da harmonia social. Já Michael Haneke destaca, em Código Desconhecido, os pontos que inviabilizam o ideal de unificação européia, e Tony Gatlif promove um movimento de busca das origens argelinas de seus personagens principais como forma de algo que os defina mais profundamente como gente.



As produções, além de revelarem problemas concretos, de embates culturais até a xenofobia, trazem à tona outro aspecto característico da discussão sobre a imigração: o movimento migratório, que atende a todos os preceitos da aventura clássica.
Serviço
Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília
Data: de 12 de fevereiro a 02 de março de 2008
Horário: de terça a sábado, às 18h e às 20h10; domingos, às 17h e 19h10
Ingressos: R$ 4 e R$ 2Informações: (61) 3310-7087

Nenhum comentário: