Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Atual Dimensão da Relação Homem-Campo


As técnicas utilizadas no meio rural sofreram e continuam sofrendo grandes alterações devido à união existe entra ciência e técnicas. A interação entre estas duas, tornou-se de suma importância para o mercado alimentício, permitindo produções em larga escala. Este tipo de produção rompe com o significado da palavra agricultura, que quer dizer cultura do campo, e passa a ter um significado de indústria.


A indústria agrícola é a realidade do atual período, pois existe uma série de relações de poder que acabam legitimando a posse e a produção aos grandes agro-empresários. O campo como indústria pode ser visto no filme Our Daily Bread, este retrata grandes corredores de plantações dentro de estufas, ou seja, não dependendo das condições climáticas para a produção, perdendo assim as características culturais presentes na produção.


Outro ponto visto, foi o como que estas indústrias tratam os animais ( vacas, porcos e galinhas) surgindo assim debates entre estas empresas e os conhecidos como eco-fascistas (aqueles que defendem os direitos dos animais). Tal discussão não será o foco deste artigo, mas sim compreender como as relações de poder e uso do território passam a ocorrer com a instalação de uma agroindústria.


O município de Rio Verde no sudoeste goiano passou a sofrer a partir da década de 90 mudanças em seu uso territorial devido à instalação da agroindústria Perdigão, que expandiu a sua territorialidade do sul do país para o centro-oeste devido, a uma série de relações econômicas e políticas que permitem a alta produtividade. Utilizando a soja que é produzida nesta região para alimentar aves e suínos, a Perdigão pratica a mesma atividade demonstrada no filme já citado (utilização dos animais, desconsiderando o sofrimento provocado a estes). Produção vinte e quatro horas, voltada para os interesses do mercado externo.


Esta agroindústria alterou a dimensão da cidade, ao instalar-se determinou uma nova territorialidade a este município, ou seja, os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos foram modificados devido aos interesses desta industria. Para a perfeita evolução produtiva esta conta com uma série de parceiros (médios e grandes latifundiários, bancos, instituições de pesquisas, Estado, criadores de aves e suínos) promovendo assim o que se conhece por “rede de relações de poder”. Com isto vemos que esta agroindústria pode mudar não somente a vida dos habitantes do Município de Rio Verde, mas também dos demais que estão envolvidos neste Complexo Agroindustrial.


Tendo visto esta rede de poder presente neste município observa-se que a relação cidade-campo encontra-se em uma dimensão de interação tão forte que não existe atividades típicas do campo ou da cidade. “A agroindústria incorporada com a agricultura moderna estabelecida em Rio Verde é o principal agente no processo de construção do território que paralelamente destrói, mantém e transforma, dando novos significados e novas leituras às territorialidades que se estabelecem no campo e na cidade” (LACERDA JÚNIOR, 2004).


Assim mais do que analisar se a forma de tratamento aos animais é certa ou não e entrarmos em um debate polêmico, deve-se compreender as mudanças que as técnicas promovem na interação homem-meio. Compreendendo o como grandes corporações agroindustriais alteram as relações de produção, determinando na maioria das vezes o aumento das desigualdades sociais entre os pequenos e grandes produtores agrícolas.


Referência:

LACERDA JÚNIOR,B. Algumas reflexões sobre as relações de poder e o uso do território no município de Rio Verde-GO. In. Revista RV Economia: Análise e perspectivas socioeconômicas,nov. 2004.


Autor: Marcelo Dias, estudante de geografia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante artigo!