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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crítica: “Alienação e manipulação” de Jorge Máximo

Jorge Máximo, em seu artigo Alienação e manipulação, faz bem em lembrar o passado da República Tcheca, quando as famílias não compravam além do necessário. Após os tempos cinzas de longas filas para adquirir meio quilo de comida, mercados e supermercados passaram a simbolizar prosperidade e liberdade, o que explica em parte o comportamento atual dos tchecos com relação ao consumo.
Apesar de estar atento à crítica de cunho econômico do documentário, o autor não se aprofunda suficientemente no exame do uso da manipulação com realce na política. É certo que o documentário demonstra como a rápida transição do comunismo para uma economia de mercado livre criou uma cultura de vício em publicidade e consumo na República Tcheca, a ponto de se poder criar mercado para qualquer coisa. Mas essa demonstração da facilidade com que a publicidade bem financiada pode manipular crenças serviu principalmente para introduzir ceticismo no discurso político tcheco. O trote, coincidindo com a campanha do governo para a votação positiva da entrada da República Tcheca na União Européia, forçou as pessoas a traçarem um paralelo entre as situações, compreendendo as duas como igualmente fraudulentas. E fez notar que grandes campanhas, sobretudo políticas, são vazias.


Autora: Aline T

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