Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crítica ao artigo “Alienação e Manipulação” de Jorge Máximo

O artigo escrito pelo colega Jorge Máximo, num primeiro momento, expõe de forma clara e sucinta os principais pontos colocados pelo filme. A trajetória histórica pela qual passa o povo tcheco é bastante adequada e breve. Trata-se de uma síntese, obviamente.
A relação entre as novas formas de vida e o amadurecimento do capitalismo em um país consideravelmente novo – aqui se tem por novo a formação deste Estado chamado “República Tcheca” – suscita algumas questões muito importantes. Talvez a única falha do artigo comentado tenha sido este. O de não colocar em questão os problemas advindos dessa rápida transformação por que passou o povo tcheco.
Vivendo ainda a ressaca de um socialismo mal formado, os tchecos se deslumbram com as possibilidades do livre comércio. O capitalismo se lhes aparece como a solução para todos os problemas. Entretanto, não estão acostumados às outras possibilidades.
Ingressando em 2004 na União Européia na qualidade efetiva de país membro, a República Tcheca se depara com uma estrutura já formada de uma organização comunitária aberta à economia de mercado e aos ideais de uma social-democracia – que por mais que se negue, é talvez o paradigma social que vige na Europa ocidental hoje em dia. Contudo não percebem que esta participação lhes é restrita, porquanto sua participação se resume às decisões em uma organização já pronta. As condições já estavam prontas e o capitalismo ali inserido já estava pré-ordenado. Os tchecos ainda não viram suas conseqüências.
Apesar de tudo, o artigo fora muito bem elaborado e também muito bem escrito. Impressiona ver a qualidade com o colega foi capaz de sintetizar as principais idéias do filme e ainda dar-lhes o tom de sua opinião. Fica apenas o elogio ao filme e ao artigo elaborado. E a questão sobre o embate entre as forças sociais embebedadas pelo socialismo e banhadas de um novo capitalismo permanece.

Autor: André Nunes Chaib. 7º semestre da Filosofia.

Nenhum comentário: