Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crítica sobre o artigo “O mito da neutralidade em Control room” por Autora: Andréa Moura Batista - 3° Semestre de Serviço Social

O documentário “Control Room” nos mostra como é fazer parte da Al-Jazeera e que tipo de pessoas forma a equipe a partir dos tradutores aos jornalistas. É impressionante ver uma equipe inteira de pessoas que são inteligentes e estão comprometidos á idéia de debate e comunicação. É raro encontrar algo assim nos postos de jornalismo.
No filme há momentos específicos que são profundos e tristes. A morte do jornalista da Al-Jazeera, por exemplo, e o ataque organizado pelos americanos que foi responsável pela morte de um de seus correspondentes e três outros jornalistas.
O “Control Room” é um filme sobre a guerra no Iraque. É um filme que com certeza abriu um espaço grande para debates sobre a televisão e os objetivos do jornalismo não só nos EUA e Iraque, mas em outras partes do mundo também. É um filme desafiante, mas ao mesmo tempo satisfatório.
Um artigo que li e achei muito interessante e bem escrito foi da autora Andréa Moura Batista que está no terceiro semestre de Serviço social. Gostei do fato dela ter mencionado o Pierre Bourdieu, sociólogo francês, no início de seu artigo e como ele fez as relações de poder dentro do campo mídiatico, político e social. A autora também mencionou em seu artigo, Luis Felipe Miguel e seu argumento de que “as pessoas aceitam o que lhes é imposto sem questionar-se acreditando que os outros também aceitem”. A frase acima é bem verdadeira e tem sido assim já há muito tempo. No artigo, Maquiavel também é mencionado em sua obra “O príncipe”. A autora finaliza seu artigo dizendo que “os seres humanos sempre vão buscar definir seus próprios interesses”. Isso não é de hoje. Nós seres humanos sempre buscamos aquilo que vai nos trazer vantagens. Nós lutamos para conseguir aquilo que nos interessa porque se nós não fizermos isso ninguém o fará.
Apesar de o artigo ser simples, a autora conseguiu apontar as idéias e pontos principais do documentário “Control Room”, e com poucas palavras conseguiu esclarecer também essa idéia de política e mídia.

Autora: Francine M. Asobo – 1º Semestre de Relações Internacionais

Nenhum comentário: