Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Mito da Neutralidade em Control Room


O documentário Control Room da egípcia Jehane Noujaim revela como se dá o sistema de relações de poder dentro do campo mídiatico, político e social. De acordo com Bourdieu estas relações estão legitimadas e naturalizadas na vida das pessoas é um sistema que estabelece como legítimos seus objetivos.


A rede de TV árabe Al Jazeera assim como as outras emissoras como a CNN, Fox, CBS, ABC e BBC entre outras que noticiaram a guerra no Iraque são importantes atores sociais mistificados pelo tabu da imparcialidade na mídia. O documentário mostra claramente como cada emissora busca mostrar verdades dentro das perspectivas de sua sociedade.


As coberturas feitas pela Al Jazeera, em que são apresentados os bastidores da guerra mostram também como os meios de comunicação são fortes influenciadores e influenciados pelo meio político. Uma manipulação que vai além das fronteiras nacionais, um bom exemplo disso foi à cena da derrubada da estátua de Saddam Hussein. Uma imagem de liberdade e democracia que para os própios iraquianos não passou de uma democracia da Guerra.


De acordo com Luis Felipe Miguel, dentro da mídia existe um espiral do cinismo que leva as pessoas a aceitarem o que lhes é imposto sem questionar-se acreditando que os outros também aceitam. Esta visão é naturalizada na nossa visão de mundo. Não existem mocinhos e bandidos na esfera política e a mídia é a prova mais concreta disso. Se você assiste uma mesma noticia em dois jornais um de esquerda e outro de direita vai notar claramente como as versões podem ser incrivelmente diferentes. A neutralidade é um mito e podemos notar isso até mesmo em “O príncipe” de Maquiavel em que ele ressalva relações políticas envolvendo sempre estratégias, ou seja, o ser humano sempre vai buscar defender seu própios interesses.


Autora: Andréa Moura Batista - 3° Semestre de Serviço Social

Nenhum comentário: