O objetivo de qualquer ciência é descobrir, e qualquer descobrimento desconcerta mais ou menos as opiniões estabelecidas, os cientistas devem tomar a decisão de não se intimidar pelos resultados a que levam suas investigações. No filme XXY vê-mos um grande tema político e social o do sexo/gênero. Poder é “a capacidade de influenciar as pessoas” (Ribeiro, João Ubaldo; 1998:15) e o grande momento do filme é a personagem Alex possuidora do hermafroditismo verdadeiro ocorrido por um erro de mitose em seu desenvolvimento embrionário normalmente “na 5º semana de gestação os embriões que possuem o cromossomo “Y” desenvolve os grandes lábios (genital) e logo me seguida ele é “costurado” formando o saco escrotal, e o clitóris se desenvolve e pênis “(Apud; Uzunian, Armênio & Birner,Ernesto;2001) no caso do hermafroditismo verdadeiro pela ausência ou não do cromossomo y os grandes lábios não fecharem para dar origem ao saco escrotal e o clitóris se desenvolveu em um pequeno pênis; onde esta pessoa(Alex) deve escolher entre os dois sexo masculino/feminino segundo Foucault “ o Estado não é o único núcleo de poder, mas apenas instituições que detêm certas forma de poder” e são estas instituições que vão fazer política a arte da boa comunicação em proporcionar um ambiente agradável para todos, mas “toda política é uma luta pelo poder (Arendt, Hannah;1970:31)” e neste caso o sexualidade de Alex.
A instituição social família que tem a função de suprir todas as necessidades básicas e carências de seus membros no caso de Alex de um período de tempo (15 anos ) para a escolha de um sexo, mas esta decisão foi catastrófica pois no final Alex preferiu continuar com o hermafroditismo verdadeiro.
Mas será que os pais de Alex fizeram à coisa certa em proporcionar esse tempo para escolha? Muitas correntes acadêmicas diriam um sim, mas fazendo uma análise das relações sociais este tema tende a ser bem complexo. Segundo Beourdieu “Campo é um sistema/espaço de posições, existem regras especificas e diferentes em cada campo” e em nosso campo social temos uma construção social em cima de dos órgãos genitais dos indivíduos, segundo Simone Beouvoier “a gente não nasce mulher torna-se mulher” para esta autora o gênero é construído e é em cima desta construção cultural de gênero que temos o sexo intimamente associado ao gênero, como diria Beourdieu por “violência simbólica” haveria menos sofrimento para Alex se seus pais tivessem escolhido um dos sexo mais desenvolvidos e mutilassem o outro do que proporcionar um possível escolha em uma certa idade causando-lhe vários sofrimentos. Quando Freud faz seus estudos sobre a psicanálise e as suas teorias da 1ª 2ª e 3ª infância dentre estes estudos vêem-se intimamente ligado a vontade do individuo de pertencer. Todo ser humano tem em seu inconsciente o desejo de pertencer, os isolar Alex seus pais lhe privaram de se socializar com os indivíduos do mesmo sexo, de compartilhar os heróis de infância onde a criança vê-se espelhado em um herói é seu homem/mulher modelo, mas como Alex poderia compartilhar desses sentimentos e desejos d se associar a um homem ou a uma mulher se sempre viu-se com os dois sexo coisa que todos os indivíduos que a rodeavam mão o tinham? A não escolha de seus pais fez com que Alex fosse socializado com os dois comportamentos e não pertencendo ao mundo masculino e nem ao feminino fez com que ela ficasse sempre marginalizada ente os dois mundo em de um murro, os pais de Alex lhe permitiram passar por u grade sofrimento, traumas, constrangimentos e rejeições da sociedade por não pertencer.
Segundo Durkheim o homem só se tornou humano porque tornou-se sociável, ele deixa de ser apenas um animal selvagem e constrói sua cultura ”sistema de conhecimentos, idéias, técnicas e artefatos de padrões de comportamento e atitudes que caracterizam uma sociedade“ (Dicionário de Sociologia 1997). Todos nós nessa construção de uma “Campo Social ” (Beourdieu) ou numa sociedade funcionalista (Durkheim) temos que executar nossos papéis sociais e quer queiramos ou não nossa sociedade funcional trata com sanções as pessoas que desviam de seus papeis sociais, Alex gera seu complexo de inferioridade sexual por não pertencer ao mundo ( masculino∕feminino) e por ter um ato sexual castrastrófico por esperar reagir por uma mulher na cópula e acabar desempenhando o papel social de homem justamente com outro homem tendo uma relação homossexual materializando um grande trauma sexual de estudo de paixões causou um grande trauma psicológico que influenciou na sua escolha de sexo que no final das contas nem houve escolha. Em XXY é também mostrado um individuo que possuía hermafroditismo verdadeiro e com 15 anos escolheu um sexo e começou a tomar hormônios e em seguida fez sua operação e por um processo de socialização intenso aprendeu o comportamento masculino de sua cultura e hoje leva uma vida normal, constituiu sua família e é feliz, já não podemos dizer o mesmo de Alex que deverá sofrer varias sanções sociais como o acontecido do filme do desrespeito de um grupo de rapazes, alem dos olhares recriminadores e excludentes de toda aquela comunidade e das outras que sua família se afastou pela deficiência de Alex. As instituições sociais são um mecanismo de proteção da sociedade, são um conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecido, aceito e sancionados pela sociedade cuja a importância é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dela participam. Durkheim deixou bem claro em sua obra o quanto acredita que estas instituições e parte em sua defesa com um ponto fundamental para a defesa das instituições sociais, para ele o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. É nesse sentido que a instituição família de Alex deveria ter lhe proporcionado uma vida com menos sofrimento, traumas e discriminação escolhendo-lhe um sexo e lhe socializando nesse sexo, pois ainda o foco de uma sociedade funcional é a hipocrisia, pois pregam em movimentos sociais a aceitação de uma sexualidade diferenciada da heterossexualidade se no ventre materno nossos pais dizem : - “Vai ser um menino/menina lindo (a)”, nos não vemos os pais acariciando um feto em vida intra-uterina dizer: _ “Vai ser um lindo homossexual”,antes mesmo do nascimento já há uma expectativa do nascituro, o que Durkheim chama da “exterioridade do fato social”. Em suma vivemos em uma sociedade que muitas das vezes clama por uma liberdade sexual, aceitação de uma sexualidade alem da heterossexualidade, mas esta sociedade tem atos totalmente contra o que ela mesma clama falam de liberdade quando na verdade interioriza, legitima e reproduz um conservadorismo sexual.
Autor: Cleodoberto Shakespeare
2 comentários:
Talvez este discurso todo sobre a medicina é residual e até preconceituoso ao tentar definir a intersexualidade como uma disfunção anomalia, etc.
Isto é o contrário do que busca foucault.
Sem dúvida tem personalidade, mas apresenta algumas contradições e não foi muito claro em sua conclusão...
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