Inscreva-se em icpverao2008
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Resumo do filme XXY de Lucia puenzo - Por Karolline Pacheco Santos

Resumo do filme XXY de Lucia puenzo - Por Karolline Pacheco Santos
O filme XXY da cineasta argentina Lúcia Puenzo traz como enredo a questão da sexualidade através da história de Alex, um(a) jovem intersexual (vulgarmente chamados de hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois órgãos sexuais) e que se vê constantemente em conflito com a idéia de optar por um dos sexos e gêneros; caso ainda mais agravado pela presença de um cirurgião e sua família, convidados pela mãe d@ jovem com a idéia de uma possível cirurgia de redesignação sexual, e sua relação com o filho do casal que aflora ainda mais seus desejos e dúvidas quanto à idéia de escolher um ‘lado’. Alex entra em um embate consigo e com as relações estabelecidas que são influenciadas pela sua situação, o dilema da sexualidade como identidade e o próprio preconceito por parte dos outros.
Mas o dilema de Alex traz o confronto daquilo que é freqüentemente aceito e que foi naturalizado, mas vem sendo problematizado, discutido fora da idéia de norma e da concepção de natural que foi atribuída às questões de sexo e gênero. Há uma tênue divisão entre sexo e gênero que precisa ser resgatada e repensada ( e foi através de movimentos como o feminismo e de autores de linha pós-estruturalista), mas em si funcionam da mesma forma como “invenções sociais, que sublinha um dado biológico cuja importância, culturalmente variável, torna-se um destino natural e indispensável para a definição dos corpos. Isto significa que a materialidade do corpo existe, porém a diferença entre os sexos é uma atribuição de sentido dada aos corpos” (SWAIN, 2000, p. 50).
Seguindo autor@s como Butler, inclusive o sexo entra como discursivo além da noção de gênero e que define atribuições e papéis em uma estrutura binária que limita a própria manifestação plural do sujeito e funciona como um dos vários pontos de relações de poder e controle. Práticas interiorizadas transformadas em regimes de verdade que inserem nos corpos discursos definidores que relacionam sexo e gênero como identidades fixas; concepções de masculinidade, feminilidade e heterossexualidade são tidas como verdades e tudo que foge a essa esfera normativa de uma realidade construída é combatido essencialmente através de preconceitos “A história do Ocidente naturaliza as relações e as funções atribuídas a mulheres e a homens, recriando-as e desenvolvendo uma política de silenciamento, que apaga a diferença, o plural e o múltiplo do humano. Neste sentido, a noção de diferença é historicamente construída” (SWAIN, 2000, p. 49).
Assim Alex encontra-se no limbo, em ter que escolher uma identidade sexual, passar por uma cirurgia de redesignação sexual( castração ou mutilação) e se adequar as normas que regem o masculino/feminino que tolhe essa pluralidade do ser humano; e como proposta de discussão problematizar a forma que essas relações heterossexuais e sua premissa essencial de macho/fêmea opera a complexidade que envolve a sexualidade e suas ilimitadas formas marginalizadas por esse padrão tido como normal e motor de diversos preconceitos.
Karolline Pacheco Santos é estudante de História do 2o Semestre.
Clique aqui para fazer o download do filme via torrent
Veja o trailer do filme

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem um filme muito bacana também, chamado Transamérica, do diretor Duncan Tucker, que aborda a questão da mudança de sexo! Claro, com um humor bem hollywoodiano, mas vale apena ver o filme! Acho que tem em qualquer locadora. Além desse tem um filme chamado Philadelfia, com o Tom Hanks e o Antônio Banderas, mas a temática abordada é outra, algo como o direito não reconhecido dos homosexuais em uma união estável! Ambos os filmes são interessantes, vale apena dar uma conferida! T+

Anônimo disse...

Getúlio, eu tenho este Transamerica, quem quiser é só pedir. Também sugiro, caso alguém tenha interesse, os filmes do Pedro Almodóvar, os filmes dele abordam a sexualidade em diversas dimensões. É muito legal, vale a pena.