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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Hegemonia cultural aplicada a mídia

O documentário Control Room dirigido pela documentarista egípcia Jehane Noujaim traz como enfoque um elemento diferenciador dentro da mídia durante o período da invasão americana ao Iraque, através da atuação da rede de TV árabe Al-Jazeera que mostrava como notícias o que as demais redes de TV não se interessavam em mostrar: as inúmeras atrocidades inerentes a uma guerra como civis iraquianos mortos ou mutilados e corpos de soldados americanos. Do outro lado os ataques do secretário de Defesa norte-americano acusando a rede de TV árabe de “atender ao interesses de Saddam Hussein”.


Nesse ponto em que “os meios de comunicação de massa ampliam o acesso aos agentes políticos e a seus discursos, que ficam expostos, de forma mais permanente, aos olhos do grande público”(MIGUEL, p.158) vê-se o papel fundamental da mídia na política contemporânea como ator ativo e essencial. Assim o paralelo com alguns conceitos de Gramsci parece aceitável e oportuno. De uma forma clara a hegemonia cultural conceito no qual Gramsci associa o controle sobre a sociedade não apenas através de uma coerção econômica (tendência marxista clássica), mas principalmente através de uma coerção ideológica da classe dominante que transforma seus interesses particulares através dessa manipulação em um consenso, no qual os dominados tomam para si esses interesses como senso comum e mantêm a estabilidade dessa dominação “A universalização dos interesses e da ideologia do grupo social dominante é não só exigida para a manutenção de seu domínio , como um requisito mesmo para seu poder político ou seja, para a conformação dos demais grupos sociais à sua particular visão de mundo.”(INNOCENTINI, 1979 p.16).


Dentro da política a mídia desempenha esse papel intermediário de acesso entre a esfera política com o povo em geral ”O contato entre líderes políticos e sua base, a relação dos cidadãos com o universo das questões públicas e mesmo o processo de governo sentiram, e muito, o impacto da evolução tecnológica da mídia” (MIGUEL, p.155). Através dela os agentes políticos prestam conta, apresentam propostas e essencialmente (e principalmente) influenciam a opinião pública, desse modo além de “mensageiro” a mídia atua como legitimador de decisões políticas tendo como instrumento central a propagação da informação; portanto aquele que possui seu monopólio apresenta sua concepção de mundo como uma forma de verdade empírica legitimada através das informações recebidas por esse meio. Nessa batalha ideológica grandes redes de TV (como FOX, CNN, ABC e outras) serviam como veículos de interesses norte-americanos enquanto a rede de TV Al-Jazeera era acusada de servir a interesses do ditador iraquiano confirmando esse caráter essencial da mídia política.
Nesse conceito gramsciano a mídia representa um dos instrumentos dessa hegemonia cultural presente na sociedade civil como instituição formadora e difusora de valores e que ao mesmo tempo é espaço dinâmico podendo ser usado por uma nova classe em outra direção de interesses. A rede de TV árabe ao fazer uma nova percepção da guerra vai contra os interesses vigentes e transforma a mídia em um campo de batalha onde as opiniões antes predominantes ganham um novo enfoque que deslegitima a idéia dominante reformulando as correlações de força tanto na mídia quanto aos poucos dentro da esfera política.


Referência bibliográfica
MIGUEL, Luis Felipe. “Os meios de comunicação e a prática política” (Revista Lua Nova, N.55-56, 2002)
INNOCENTINI, Mário. O conceito de hegemonia em Gramsci. São Paulo: Tecnos, 1979. 150p


Sugestões de sites relacionados:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u29275.shtml (entrevista sobre hegemonia cultural estadunidense com o professor de política cultural da USP)
http://reposcom.portcom.intercom.org.br/bitstream/1904/17289/1/R1888-1.pdf (ensaio de estudo crítico da cultura midiática contemporânea)
http://video.google.com/videoplay?docid=-3258871973505291549&q=a+revolu%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+sera+televisionada&total=30&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=2 (documentário feito durante a tentativa de golpe contra Hugo Chávez em 2002 e a atuação da mídia na manipulação das imagens e informações)
http://www.midiaindependente.org/


Autora: Karolline Pacheco Santos, 2º semestre de História.

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